Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

Avisos e Destaques

“O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça! O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz!” (Nm. 6 25-26)

O Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem uma nova sede. O novo endereço está situado na Rua Augusto Jorge Bruggeman, 78, no Bairro Areias, em São José, Santa Catarina. A mudança, decidida pelos bispos do Regional em 2023, foi efetivada nos primeiros meses deste ano e oficializada nesta quarta-feira, 06 de março, durante uma Celebração Eucarística presidida por Dom Ricardo Hoepers, Secretário Geral da CNBB, na Matriz da Paróquia Santa Cruz. Após a celebração, ocorreu a bênção e a inauguração do novo local.

Na homilia, Dom Ricardo expressou sua alegria ao ver a comunidade fortalecida por esta conquista, alcançada com grande esforço, trabalho árduo e dedicação. Ele destacou que o Estado de Santa Catarina, suas 10 dioceses e igrejas particulares compartilham dessa alegria, pois o novo local se tornará uma referência e um ponto de inspiração.

O Secretário Executivo da CNBB Regional, Padre Antonio Madeira, agradeceu a todos que se dedicaram para tornar a nova sede uma realidade. Ele enfatizou que o Reino de Deus pode ser realizado aqui e agora em nossa história, ressaltando a importância de uma Igreja Sinodal, enfatizada pelo Papa Francisco, Igreja da unidade e da comunhão.

Na cerimônia de Benção e Inauguração, Dom Odelir José Magri, MCCJ, bispo da Diocese de Chapecó e presidente da CNBB Sul 4, abençoou os cômodos da nova sede, destacando que este gesto não apenas invoca as bênçãos de Deus para o novo espaço, mas também para todas as ações da CNBB em Santa Catarina.

Para Dom Onécimo Alberton, Secretário Regional da CNBB, “é um momento histórico a inauguração da nova sede”. Descreve como uma conquista há muito tempo desejada por todos os bispos e lideranças pastorais do regional. Destaca o papel fundamental da direção anterior, liderada por Dom Francisco Carlos Bach e pelo padre Luciano dos Santos, cujo empenho viabilizou a concretização deste sonho. Ressaltou que a nova sede será o centro de toda a administração patrimonial e pastoral da missão evangelizadora da Igreja no Regional, representando um forte símbolo de unidade entre bispos, padres e lideranças pastorais, além de servir como espaço de acolhimento, administração e evangelização.

Durante os eventos, Celebração Eucarística e Inauguração, estavam presentes os 10 bispos do Regional, Dom Ricardo Hoepers, o administrador diocesano de Rio do Sul, padres, cristãos leigos e leigas de diversas regiões do Estado de Santa Catarina, além dos colaboradores da Conferência.

A nova sede não é apenas um local físico, mas a continuidade da história da CNBB no Regional Sul 4. O novo espaço deve dar seguimento ao trabalho realizado pelas pastorais, zelar pelos documentos e arquivos e reverenciar toda a história que a precedeu. A estrutura está disponível para uso das pastorais, organismos e comissões regionais.