Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

Pastoral Juvenil

Jovem, você está buscando um caminho para crescer espiritualmente e se conectar com outros jovens? A Pastoral da Juventude oferece uma comunidade acolhedora e atividades voltadas para o desenvolvimento pessoal e o fortalecimento da fé. Junte-se a nós e descubra o propósito de sua vida!

A Pastoral da Juventude é ação evangelizadora da Igreja entre os jovens, onde os próprios jovens são protagonistas de sua evangelização, assumindo-se evangelizadores de outros jovens. Atuando na comunidade e na sociedade. Os espaços de participação e estruturas de organização são: grupo de base, em nível paroquial, Decanato (setor, área pastoral, forania), Diocesano, Regional e Nacional.

Objetivo:

“Despertar os/as jovens para a pessoa e a proposta de Jesus Cristo e desenvolver com eles um processo global de formação, capacitando-os (as) a atuarem na comunidade, e na própria Pastoral da Juventude, em outros ministérios da Igreja e em seu meio especifico, comprometidos/as com a libertação integral da pessoa e da sociedade, levando-os a uma vida em comunhão e participação, de modo que contribuam concretamente com a construção da Civilização do Amor”. Atualmente seus projetos nacionais são: AJURI; A Juventude Quer viver; Mística e Construção; Tecendo Relações; Teias da Comunicação e Caminhos da Esperança.

Opção Pedagógica:

Grupo de base: É a experiência central da proposta pedagógica da PJ, tem opção por pequeno grupo inspirado na própria decisão de Jesus de formar seus dozes discípulos, essa vivencial grupal acontece na comunidade paroquial ou em outros ambientes.

Formação progressiva, integral e libertadora:

Dimensões da Formação Integral.

Método: ver, julgar e agir.

Organização e acompanhamento.

Assessoria

Princípios iluminadores

Com base no projeto e na pessoa de Jesus Cristo ter o jovem como protagonismo e agente libertador, tornando-o sujeito da historia, com seu meio.

COORDENAÇÃO PAROQUIAL 2024

Coordenadora: Natália Muniz Avelino
Liturgia/Eventos: Jhemison William Mourão
Música: Brenda Ferreira Rodrigues
Mídias sociais: Isabelle Cardoso Pereira
Contato: 18 99745 6382

Ser Igreja, comunidade que se reúne ao redor do Ressuscitado para anunciar o Reino, como lugar vital de formação e ação de discípulos missionários de Jesus Cristo, fortalecendo espaços de comunhão e participação.

No seguimento a Jesus Cristo, evangelizar e deixar-se evangelizar em função das diferentes realidades e culturas, privilegiando a juventude empobrecida.

Ter nos jovens empobrecidos, em participar, nos excluídos, o seu referencial na formação de agentes de transformação.

Assumir a originalidade da Juventude nas diferentes realidades e experiências.

Valorizar e reconhecer a pessoa em todas as dimensões, fazendo emergir a Nova Mulher e o Novo Homem.

Enfatizar a gestação da Nova Mulher e do Novo Homem, vivenciando as diferenças e valorizando o que é próprio de cada um.

À maneira de Jesus Cristo, que se encarnou e resgatou os valores da cultura de seu povo, cultivar uma espiritualidade inculturada nas diversas realidades do jovem latino-americano.

Ajudar o jovem a experimentar e a vivenciar o sentido Pascal na própria vida.

Resgatar e construir a cidadania como meio de superação da opressão e da exclusão.

Ter, em seus jovens, os sujeitos da ação transformadora, gerando o Novo.

Ajudar, principalmente pelo testemunho, a concretizar a proposta de Jesus Cristo na realidade em que vivemos.

Aprofundar uma espiritualidade ecumênica e aberta ao dialogo inter-religioso, considerando que os valores da paz, da Justiça, do amor e da vida são valores universais.

Espiritualidade

Cristocêntrica: Centrada em Jesus, amigo companheiro de caminhada.

Mariana: Maria se compromete com o projeto de Deus. É exemplo de fidelidade, disponibilidade e entrega.

Comunitária e eclesial: É no grupo e na comunidade que o jovem se identifica, partilha suas experiências e sonhos.

Leiga e Missionárias: a presença do espírito nos grupos e comunidades instiga os jovens a servir os outros e a descobrir sua vocação missionária.

Encarnada e libertadora: O Filho de Deus se encarna na realidade humana. Tem uma ligação de fé e vida. Tal presença é ativa e efetiva, lutando pela libertação.

Orante: valoriza os momentos de oração pessoal e comunitária. A liturgia e as celebrações expressam a espiritualidade que nos alimenta e anima.

Celebrativa: a alegria da Juventude manifesta-se na celebração da vida e do Espírito como festa inspirada na vitória pascal. A realização de encontros, festas, liturgia, caminhada, entre outros, são momentos de viver o Deus-Felicidade que nos anima e revigora para ação Concreta.

Por isso necessitamos investir na viver e formação Espiritual por meio: Participação nas liturgias vivencia sacramental de modo especial à participação no sacramento da Eucaristia, da Reconciliação e da confirmação; Retiros e vigílias; Leitura Orante da Palavra de Deus; Romarias e caminhadas; Oração do Oficio Divino das comunidades e Oficio Divino da Juventude; Estudo da Palavra, Formação Catequética, Escolas Bíblicas e Litúrgicas para jovens; vivencia ecumênica.

O nosso olhar, como agentes de pastorais no meio da juventude, em primeiro lugar, é marcado pela esperança: o jovem é capaz de ousar o novo, sonhar, comprometer-se e encontrar sentido mesmo em meio às mais difíceis realidades.

Porém, temos consciência de que a juventude se encontra marcada pelos sinais de morte: drogas, violência, desemprego, exploração, subemprego, preconceitos, consumismo…

A missão evangelizadora precisa contemplar plenamente a realidade da juventude. “Com o olhar e o coração do discípulo missionário, a Igreja percebe numerosos e complexos desafios. Visando evitar a dispersão na Ação Evangelizadora, mantêm para os próximos anos três âmbitos de ação: pessoa, comunidade, sociedade. Estas não são realidades a serem consideradas separadamente, mas três realidades interligadas e complementares” (DGAE 102).

Nesse sentindo a transformação da realidade, mediada por nossa ação pastoral, nos âmbitos descritos anteriormente acontecerá se conseguirmos concentrar nossas ações nas reais necessidades dos jovens, que se apresentam dentro de uma sociedade consumista, pobre e carente de perspectivas de mudança, ou seja, de utopia.